top of page

As Criadas

de Jean Genet. Encenação de Carina Silva. Em Cena de Novembro 2014 a Janeiro 2015
Sextas e Sábados, 21h30
 
Estreia 21 Novembro '14
Em cena até Janeiro 2015
 
 
 
 


 

Sobre o texto

Duas criadas, uma Senhora. Duas Senhoras, uma criada. Uma Senhora que é criada, uma criada que é Senhora, ou serão duas? Uma Senhora prestes a ser assassinada pelas criadas mascaradas de Senhora. Duas criadas oprimidas, pobres, invejosas. Querem os vestidos, querem a riqueza. A vontade é alimentada pelo desespero. Duas aspirantes a Senhora.

Uma Senhora que não sabe... não saberá? Entre o “silencioso arroto do lava-loiça” e a Senhora e “a sua estola, as suas pérolas, as suas lágrimas, os seus suspiros, a sua doçura”, há máscaras, mentiras, segredos e angústias.

 

Sobre o autor

Jean Genet (1910-1986) nasceu em Paris, filho de uma prostituta e de pai desconhecido. Após abandonar a família adoptiva de Borgonha, passou a juventude em reformatórios e prisões, onde afirmou a sua homossexualidade.

Enquanto compunha romances e peças consagradas, criou uma mitologia pessoal marcada por escândalos, roubos e rixas. Colecionou uma sucessão de amantes, que o acompanharam pelo submundo parisiense e conquistou assim a nata intelectual europeia. Os seus primeiros trabalhos chamaram a atenção de Jean Cocteau, mas foi Jean-Paul Sartre que o tornou célebre, publicando as suas obras.

Conviveu de perto com importantes personalidades do seu tempo, entre as quais se destacam Derrida, Foucault, Moravia, Stravinski, o director de teatro Roger Blin e os líderes políticos George Pompidou e François Mitterrand.

A partir dos anos 70 até à sua morte, envolveu-se na defesa dos trabalhadores imigrantes na França, assumiu a causa dos Palestinos e envolveu-se com os líderes dos movimentos norte-americanos Black Panthers e Beatnicks.

Publicou as suas memórias no livro Diário de um Ladrão.

 



Ficha Técnica



Autor: Jean Genet | Encenação: Carina Silva.

 

Interpretação: Manuela Ramos Félix, Patrocínia Cristóvão e Vanda Robalo.

 

Cenografia: João Pimenta | Construção e Montagem– Ricardo Nunes, João Henrique Oliveira e João Pimenta | Adereços – Manuela Ramos Félix | Figurinos – Femmes Créatives | Confecção – O Dedal-atelier de costura | Desenho de Luz - João Henrique Oliveira | Operação Técnica e Apoio Geral– Igor Angélico,  Joana Matos e Marisa Conceição (Estagiários da Escola Secundária D.Pedro V) | Fotografia – Cláudio Ferreira | Design Gráfico - João Pimenta | Produção Executiva – Rita Conduto

 

Agradecimentos a: João Henrique Oliveira, João Oliveira Júnior, Manuela Ramos Félix, Rui Félix e a toda esta equipa fantástica.

 

A ArteViva - Companhia de Teatro do Barreiro é uma Associação Cultural residente no Teatro Municipal do Barreiro, apoiada pela CMB / T 910 093 886 / arteviva.geral@gmail.com /

bottom of page